Veraneio

Conheça as doenças que podem ser contraídas em balneários impróprios

"

Como já tinha programado de levar ontem os dois filhos, de quatro e dois anos, à Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul, Vanessa Formoso do Couto, 25, não quis cancelar a diversão dos meninos ao saber que o balneário está impróprio para banho. Ela não viu a placa alertando para isso, mas ouviu a notícia pelo rádio.

– Não tinha placa, não que eu visse. Mas a água estava bem boa, não vi animal nenhum – comenta a dona de casa.

Os perigos não são visíveis. Os micro-organismos que poluem rios e praias podem causar doenças graves como hepatite A e leptospirose, além de infecções gastrointestinais. Na região Central, quatro balneários estão impróprios (Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul; Balneário Ernesto Alves, em Santiago;  Balneário Passo do Verde, em Santa Maria; e Balneário Nova Palma, em Nova Palma). No Estado todo, são sete. Com os mares gaúchos não há problemas. Já no litoral de Santa Catarina, foram considerados impróprios 74 pontos, distribuídos em 46 praias.

– A leptospirose pode ser contraída na água doce. No mar brasileiro é mais difícil. A hepatite A pode ser tanto no mar quanto em balneários – explica o infectologista Alexandre Schwarzbold, professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Leia outras notícias sobre as condições de balneários

A contaminação com a bactéria Leptospira ocorre mais facilmente se o banhista tiver um ferimento na pele. Na hepatite A, a infecção, na área de banho imprópria, pode se dar por via oral, no caso de a pessoa ingerir água acidentalmente em um mergulho.

É possível contrair da mesma forma inclusive a salmonelose, provocada pela Salmonella, e outras infecções gastrointestinais.

– Várias doenças infectocontagiosas causadas por bactérias e protozoários podem ser adquiridas por contato com água contaminada. O contágio pode ser pela ingestão de água, ou por penetração ativa do agente infeccioso pela pele e mucosas, mesmo que estejam íntegras, sem lesões aparentes – explica a médica infectologista do Setor de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria de Saúde de Santa Maria, Clarissa Guedes.

Quatro balneários da Região Central estão impróprios para banho

Segundo a médica, enterites (inflamação da mucosa do intestino delgado) por vírus, bactérias e protozoários causam diarreia e vômitos que provocam desidratação. Podem levar à morte, principalmente idosos, crianças ou imunodeprimidos (defesa imunológica fraca).

Com objetivo monitorar a qualidade das águas durante o verão e informar à população sobre a situação da qualidade das águas, a Fepam monitora 83 pontos no Estado, em 43 municípios, por meio de análises. Nesta temporada, as coletas são feitas pela Corsan. O principal parâmetro utilizado para classificação da balneabilidade é a presença da bactéria Escherichia Coli, que é um indicativo de contaminação fecal. A Escherichia Coli está presente nas fezes de seres humanos.

– A presença dessa bactéria nos balneários deve-se principalmente ao esgoto sem tratamento adequado – diz o diretor técnico da Fepam, Rafael Volquind.

As doenças

Leptospirose
O que é: Doença infecciosa febril, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais).

Sintomas: Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna). Em 10% dos casos, pode ocorrer a forma grave da doença, com o aparecimento de icterícia (coloraçã"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira as notícias mais lidas desta quarta-feira

Próximo

Recuperação do telhado do Museu de Arte de Santa Maria acontecerá em breve

Geral